Como funciona a Automação Residencial?

Por: Redator - 10 de Março de 2025
Ter uma casa inteligente hoje já não é mais algo tão distante, esse tipo de tecnologia vem se popularizando cada vez mais no Brasil e no mundo, e tem que estar nos seus planos.
Mas afinal, como funciona? Quais as vantagens? O que é? Vale a pena investir para minha casa ou negócio?
Para que você entenda melhor sobre o assunto, vamos te explicar melhor os benefícios e como implementar e deixar a sua casa mais tecnológica e econômica.
Afinal, o que é automação residencial?
A automação residencial é um sistema tecnológico que permite controlar e automatizar diferentes dispositivos e sistemas em uma residência, proporcionando maior conforto, segurança e eficiência energética. Essa tecnologia utiliza sensores, atuadores, redes de comunicação e softwares inteligentes para integrar e gerenciar diversos aspectos da casa.
O sistema oferece maior conforto, facilidade, economia e segurança aos moradores, que terão controle da residência apenas com um aparelho conectado a internet, como smartphone ou tablet.
A tecnologia não só permite o controle de aparelhos de forma remota, ele também pode servir para programar fechaduras, sensores, luzes, possibilitando o morador criar uma casa totalmente personalizada de acordo com suas necessidades, hábitos ou estilo de vida.
Como funciona uma casa inteligente?
Para que você possa aplicar desta tecnologia na sua casa ou negócio, é necessário o uso de aparelhos com conectividade a internet (dispositivos inteligentes), do qual fará a troca de informações, possibilitando a automação.
Após a instalação dos dispositivos inteligentes, o morador já pode criar rotinas, automações e gerenciar sua casa remotamente.
Para que todo o funcionamento do projeto saia como esperado, é indicado que o morador contrate um especialista, que além de instalar e deixar o sistema funcionando perfeitamente, ele ajuda a aplicar a tecnologia de forma mais satisfatória para a realidade do consumidor.
Onde pode ser aplicada?
- Iluminação.
- Sistema de câmeras (CFTV).
- Fechadura Inteligente.
- Ar-condicionado.
- Automação de cortinas e persianas.
- Sistema de temperatura.
- Som ambiente.
- Sensor de vazamento de água.
- Sensor de vazamento de gás.
- Sensor de fumaça.
- Controle de consumo de energia e água.
- Sensor de presença em portas e janelas.
- E muito mais!
Quais as vantagens?
O sistema de casa inteligente aplicado a uma casa ou a um negócio traz diversos benefícios independente da quantidade de aparelhos instalados. A seguir algumas das principais vantagens de automatizar sua residência:
Segurança: Com câmeras ip inteligentes Intelbras, sensores de presença, alarme, entre outros, a segurança aumenta muito com a instalação de dispositivos inteligentes, e tudo podendo ser controlado e monitorado remotamente.
Praticidade: Talvez a principal vantagem, e a que as pessoas mais buscam quando pensam em investir.
Controlar a tv pelo celular, apagar as luzes sem sair do sofá, abrir o portão da garagem com controle de voz, entre muitas outras funções que melhoram o dia a dia.
Sustentabilidade: Com o controle maior de água e energia, a automação residencial traz mais economia e sustentabilidade para sua residência, com equipamentos simples que trazem resultados satisfatórios na economia de recursos:
- Medidores de consumo de energia;
- Desligamento remoto de luzes e ar-condicionado;
- Sensor de vazamento de água;
- Controle de cortina de acordo com luz solar.
Se quiser trazer ainda mais economia e sustentabilidade para sua casa inteligente, o indicado é a instalação de placas solares fotovoltaicas, que ajudam na sua conta de energia, trazem mais tecnologia para residência e por cima ajudam o meio ambiente.
Onde se pode aplicar a tecnologia?
A instalação além de casas e condomínios pode ser feita em escritórios, indústrias, galpões, lojas, entre muitos outros.
Não há limite na hora da instalação, pense só em quantas possibilidades para seu negócio ou residência:
- “Alexa ligar ar do escritório em 20 C°”;
- “Alexa modo cinema”;
- “Apagar todas as luzes”.